top of page

120 Anos do Tratado de Amizade entre o Brasil e o Japão

 

 

 

 
120 Anos de Amizade Japão-Brasil

 

Em 2015 serão completados 120 anos desde a assinatura oficial das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil (os 120 Anos de Amizade Japão-Brasil).

 

Em 5 de novembro de 1895, Arasuke Sone, Ministro Plenipotenciário do Japão na França, e Gabriel de Toledo Piza e Almeida, Ministro Plenipotenciário do Brasil na França, firmaram o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação na cidade de Paris, iniciando assim as relações diplomáticas entre as duas nações.

 

No contexto histórico da época, havia na assinatura uma expectativa brasileira por imigrantes japoneses, visto que o país sofria por falta de mão de obra rural e admitia imigrantes de diversos países. Os imigrantes japoneses no Brasil cresceram em número antes e depois da Segunda Guerra Mundial e hoje formam a maior sociedade nikkei do mundo, estimada em 1,6 milhões de pessoas.

 

Além disso, o Japão e o Brasil têm colaborado economicamente em diversos setores como no agrícola e no de implantação de infraestrutura. Projetos nacionais de grande porte foram promovidos em conjunto, como a siderúrgica de USIMINAS (MG), a CENIBRA de celulose (MG), o estaleiro ISHIBRAS (RJ), o Projeto Alumínio da Amazônia (PA), o projeto de desenvolvimento dos cerrados PRODECER, entre outros. Tais empreendimentos contribuíram para a economia brasileira em seu crescimento acelerado das décadas de 1960 a 1970, assim como para os interesses nacionais japoneses.

 

A tradicional relação de amizade que perdura há longo tempo entre o Japão e o Brasil é sustentado pelo intercâmbio entre os dois povos e os laços que os unem.

 

Na Reunião de Chanceleres Japão-Brasil de setembro de 2013 e na Reunião de Cúpula Japão-Brasil de agosto de 2014 foi acordado que as comemorações dos 120 anos de relações diplomáticas não se restringirão à realização de eventos variados nos dois países, mas que a ocasião servirá para estreitar ainda mais a relação entre ambas as nações.

 

O ano de 2015 será um ano em que os setores público e privado celebrarão unidos o estabelecimento das relações diplomáticas. Temos expectativas de que seja um ano em que as diversas atividades nas áreas de economia, cultura e arte sejam estimuladas para dar maior vigor ao intercâmbio Japão-Brasil.

 

 

História de 120 Anos de Amizade Japão-Brasil

 

1803

21 de dezembro: Quatro japoneses que estavam à deriva no mar foram salvos em 1793 por um navio de guerra russo. Durante a viagem de repatriação da Rússia ao Japão, o navio fez escala em Florianópolis, SC. Foram os primeiros japoneses a pisar em solo brasileiro.

 

1867

Janeiro: O navio de guerra Kaiyô-Maru, onde estava a bordo Takeaki Enomoto, fez escala no Rio de Janeiro.

 

1874

Outubro: O brasileiro Dr. Almeida visitou o Japão como um dos integrantes do Grupo de Expedição Astronômico Francês.

 

1880

Novembro: O navio de guerra brasileiro Vital de Oliveira aportou no Japão.

 

1888

Maio: Abolição da escravatura no Brasil. Isto criou as circunstâncias para que o Brasil aceitasse a entrada de imigrantes estrangeiros.

 

1889

Julho: O Cruzador brasileiro Almirante Barroso fez escala no porto de Yokohama. A tripulação e o príncipe dom Augusto Leopoldo, que estava a bordo, tiveram uma audiência com o Imperador Meiji. Embarcou na volta ao Brasil, Wasaburo Otake (Elaborador do primeiro dicionário português-japonês do Japão).

 

1892

5 de outubro: Autorização legal da entrada de imigrantes da China e do Japão ao Brasil.

 

1893

Março: Takeaki Enomoto e outras personalidades fundaram a “Sociedade Colonizadora” [Shokumin Kyôkai] no Japão.

 

1894

Julho: Visita de Tadashi Nemoto (Secretário da Sociedade Colonizadora) ao Brasil.

 

1895

5 de novembro: Arasuke Sone, Ministro Plenipotenciário do Japão na França, e Gabriel de Toledo Piza e Almeida, Ministro Plenipotenciário do Brasil na França, firmaram o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação na cidade de Paris, iniciando oficialmente as relações diplomáticas entre as duas nações.

 

1897

Troca de nota de ratificação do Tratado e instalação da Legação do Japão em Petrópolis, RJ.

Agosto: Sutemi Chinda foi o primeiro ministro nomeado para a Legação do Japão no Brasil.

Setemb:ro O Ministro Henrique Carlos Ribeiro Lisboa tomou posse da Legação do Brasil no Japão.

 

1905

Abril: O Ministro Sugimura assumiu a Legação no Brasil. Como havia muitas propostas brasileiras pedindo por imigrantes, inclusive do próprio presidente da república de então, em junho, Sugimura redigiu um relatório de visita recomendando o estado de São Paulo como sendo o melhor destino para os migrantes japoneses e o enviou ao Governo Japonês.

 

1906

Abril: Ryo Mizuno, da Companhia Imperial de Imigração [Kôkoku Shokumin Kaisha], chegou a São Paulo depois de passar pelo Peru, Chile e Argentina.

Reuniu-se com autoridades do estado, mas não conseguiu fechar nenhum contrato de introdução de imigrantes porque ainda não havia lei regulamentada.

 

1907

Novembro: Com as novas leis promulgadas, Ryo Mizuno da Companhia Imperial de Imigração voltou ao Brasil e firmou o contrato junto com o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Carlos Botelho, comprometendo-se a “introduzir 3 mil famílias japonesas de 3 integrantes ou no prazo de 3 anos”.

 

1908

Abril: Kasato-Maru, o primeiro navio com 718 imigrantes japoneses para o Brasil, partiu do porto de Kobe. O navio chegou ao porto de Santos em 18 de junho depois de fazer escala por Cingapura e cruzar o Cabo da Boa Esperança.

 

1910

Junho: O Cruzador japonês Ikoma ancorou no Rio de Janeiro. Foi a primeira visita oficial de um navio japonês ao Brasil.

 

1915

Estabelecimento do Consulado-Geral do Japão em São Paulo. Sadao Matsumura assumiu como o primeiro Cônsul Geral.

 

1926

A Sociedade Japão-Brasil [Nippaku Kyôkai] foi fundada em Kobe.

 

1928

A primeira “Hospedaria Japonesa dos Emigrantes” [Kokuritsu Imin Shûyôjo] foi fundada em Kobe (posteriormente conhecido como Centro de Emigração de Kobe [Kobe Ijû Center]).

 

1932

Novembro: Fundação da Associação Central Nipo-Brasileira [Nippaku Chûô Kyôkai]. O presidente foi o príncipe Takamatsu.

 

1934

Promulgada a Constituição de 1934 que incluía o “Artigo dos dois por cento”. O artigo regulamenta uma cota anual para a entrada de cada nacionalidade limitada em dois por cento sobre os imigrantes das respectivas nacionalidades que entraram no Brasil nos últimos 50 anos até 1933. No caso japonês, o número de imigrantes que entraram no Brasil até essa data foi de 142.457 pessoas, ficando a cota de 2% em 2.849 pessoas.

 

1934

Com a promulgação do “Artigo dos dois por cento”, houve um arrependimento pela falta de relações diplomáticas a nível privado e uma comitiva empresarial liderada por Hachisaburo Hirao, presidente da Kawazaki Companhia de Construção Naval, foi enviada ao Brasil.

 

1934

Em retribuição, uma comitiva empresarial brasileira foi enviada ao Japão.

 

1939

Abertura do Hospital Japonês (Hospital Beneficente Nipo-Brasileiro Santa Cruz). Era um hospital geral que possuía equipamentos e instalações modernas para a época, um edifício de cinco andares à superfície e um subterrâneo, 76 quartos e 200 leitos.

 

1940

Setembro: O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, Kazue Kuwajima, e o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha, assinaram o “Convênio de Intercâmbio Cultural entre o Brasil e o Japão”. Foi o primeiro convênio desta natureza que o Japão fez com um país americano. Em novembro do ano seguinte trocaram as notas de ratificação, mas o convênio foi anulado sem qualquer efeito prático porque a Guerra do Pacífico eclodiu em 8 de dezembro de 1941 e a relação diplomática entre os dois países foi cortada.

 

1941

Junho: O último navio de imigrantes japoneses antes da Segunda Guerra Mundial, Buenos Aires-Maru partiu do porto de Kobe. A ida de imigrantes japoneses ao Brasil foi interrompida por causa do rompimento das relações diplomáticas. A entrada de japoneses ficou parada até 1952, quando o Tratado de São Francisco foi assinado. No total, 188.986 japoneses entraram no Brasil como imigrantes em 33 anos, desde a primeira leva de 1908.

 

1949

O Tratado sobre o Comércio é retomado entre o Brasil e o Japão.

Maio: Visita de uma comitiva de comércio exterior ao Brasil.

 

1952

As relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão são retomadas. O primeiro Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil a assumir depois da Segunda Guerra Mundial é Shin Kimitsuka que veio da esfera privada.

Dezembro: Santos-Maru, o navio levando 54 imigrantes japoneses da primeira leva à Amazônia, partiu do porto de Kobe.

 

1954

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Katsuo Okazaki, participou das comemorações do IV Centenário de São Paulo.

 

1955

Setembro: A primeira leva de 109 imigrantes do grupo de jovens de Cotia chegaram a Santos. Desde esse dia, cerca de 2.300 jovens imigraram para o Brasil até 1967.

 

1956

Março: O Centro de Emigração de Yokohama foi fundado.

 

1958

Junho: Participação do Príncipe Mikasa e esposa dos festejos dos 50 anos da imigração japonesa ao Brasil.

Julho: A Companhia Aérea Varig começou a operar uma linha até o Japão.

Agosto: Conclusão das obras da siderúrgica de USIMINAS, um empreendimento conjunto do Japão e do Brasil.

 

1959

Julho: Visita do Primeiro-Ministro Shinsuke Kishi ao Brasil.

Dezembro: Início das operações da companhia Ishikawajima do Brasil – Estaleiros S.A. (Ishibras).

 

1960

Visita da primeira comitiva brasileira privada ao Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Novembro: Assinatura do Acordo de Imigração e Colonização Japão-Brasil no Rio de Janeiro.

 

1961

Janeiro: Assinatura do Acordo Cultural Japão-Brasil.

Outubro: Visita do Ex-Presidente Juscelino Kubitschek ao Japão.

 

1962

Assinatura do Acordo sobre Transportes Aéreos Regulares entre os Estados Unidos do Brasil e o Japão.

Maio: Visita do Ex-Primeiro Ministro, Shigeru Yoshida, ao Brasil.

 

1965

Visita da primeira comitiva econômica japonesa à América do Sul organizada após a Segunda Guerra Mundial ao Brasil.

O navio de treinamento da Força de Defesa Marinha do Japão aportou no Brasil pela primeira vez depois de 43 anos.

 

1967

Janeiro: Visita do próximo Presidente da República do Brasil, Artur da Costa e Silva, ao Japão. Em Tóquio assinou o Tratado de Imposto Japão-Brasil. Empresas japonesas começaram a investir no Brasil.

Maio: Visita do Príncipe Herdeiro Akihito e da Princesa Michiko ao Brasil.

 

1969

Fábio Yassuda assumiu o Ministério da Indústria e Comércio, sendo o primeiro nikkei a assumir o cargo de ministro no Brasil.

 

1972

Abertura da primeira agência japonesa do Banco do Brasil em Tóquio.

 

1973

Fevereiro: O último navio de imigrantes para a América do Sul, “Nippon-Maru” partiu do porto de Yokohama com 285 imigrantes.

Julho: Os imigrantes passaram a vir, principalmente por via aérea.

Novembro: Visita do Príncipe Mikasa ao Brasil.

 

1974

Setembro: Visita do Primeiro Ministro, Kakuei Tanaka, ao Brasil. Veio inspecionar o cerrado brasileiro.

 

1976

Setembro: Visita do Presidente Ernesto Geisel ao Japão onde reconheceu o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (PRODECER) como um programa nacional brasileiro. Início do auxílio japonês ao desenvolvimento do cerrado.

 

1977

Início do projeto de auxílio tecnológico da Agência de Cooperação Tecnológica do Japão (JICA).

 

1978

Junho: Visita ao Brasil do Príncipe Herdeiro Akihito e da Princesa Michiko. Vieram participar do festejo dos 70 anos da Imigração Japonesa ao Brasil.

Inauguração da linha regular São Paulo-Tóquio da JAL.

 

1980

Novembro: Visita do Ex-Primeiro Ministro Nobusuke Kishi ao Brasil.

 

1981

Julho: Visita do Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Tatsuo Tanaka, ao Brasil.

 

1982

Junho: Visita do Primeiro Ministro Zenko Suzuki ao Brasil.

Outubro: Visita do Príncipe Hironomiya ao Brasil.

 

1984

A Vale do Rio Doce (atual Vale) abriu um escritório em Tóquio.

Maio: Visita do Presidente Figueiredo ao Japão.

 

1985

Janeiro: Visita do Ex-Primeiro Ministro Takeo Fukuda ao Brasil. Era para ser uma visita oficial para a Cerimônia de Posse do Presidente Tancredo Neves, mas Tancredo adoeceu na véspera de sua posse e faleceu no dia 21 de abril.

 

1986

Setembro: Visita do Príncipe Hitachi e esposa ao Rio de Janeiro.

A Albrás despachou 16.500 toneladas de lingotes de alumínio. Foi a primeira carga despachada com destino ao Japão.

 

1989

Fevereiro: Visita do Presidente Sarney ao Japão e participação no rito funerário ao Imperador Hirohito.

 

1990

Março: Visita do Ex-Primeiro Ministro Noboru Takeshita ao Brasil e participação da cerimônia de posse do presidente Collor.

Junho: A Lei de Controle de Imigração Japonesa (Leis de Controle de Imigração e de Reconhecimento de Refugiados) foi alterada e autorizou a emissão de visto que permitia aos nikkeis de 2ª e 3ª geração e seus familiares de permanecerem por 3 anos no Japão.

Novembro: Visita do Presidente Collor e sua esposa ao Japão e participação da cerimônia de coroamento do Imperador Akihito.

 

1992

Junho: Visita dos ex-primeiros ministros, Noboru Takeshita e Toshiki Kaifu, ao Brasil e participação na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (RIO 92).

 

1995

Centenário do início das relações diplomáticas entre Brasil e o Japão.

Visita do Vice-Presidente Marco Maciel e sua esposa ao Japão.

Novembro: Visita da Princesa Nori ao Brasil.

 

1996

Março: Visita do Presidente Fernando Henrique Cardoso ao Japão.

Agosto: Visita do Primeiro Ministro Hashimoto ao Brasil.

Dezembro: O número de brasileiros residentes no Japão ultrapassou a casa dos 200 mil.

 

1997

Junho: Visita do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko ao Brasil (Primeira visita à América Latina depois da Segunda Guerra Mundial).

 

1998

Novembro: Visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Felipe Lampreia, ao Japão.

 

1999

Setembro: 8ª Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão se reuniu em Tóquio e preparou o plano de ação que tinha como objetivos a construção do trabalho Brazil-Japan: Alliance for the 21st Century e o reforço nas relações de investimentos de comércio exterior e de auxílio às indústrias entre os dois países.

 

2000

Abril: Visita do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, Martus Tavares, ao Japão.

Setembro: Visita do Ministro de Minas e Energia do Brasil, Rodolpho Tourinho Neto, ao Japão.

 

2001

Fevereiro: Visita do Ministro da Saúde do Brasil, José Serra, ao Japão.

Novembro: Visita do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Sergio Amaral, ao Japão.

 

2002

Março: Visita da Prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, ao Japão.

Maio: Visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer, ao Japão.

Julho: O Brasil conquista o pentacampeonato da Copa do Mundo FIFA 2002 organizada no Japão e na Coreia do Sul.

 

2004

Março: Visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorin, ao Japão.

Setembro: Visita do Primeiro Ministro Koizumi ao Brasil.

 

2005

Maio: Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão.

 

2006

Visita do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorin, o Ministro da Comunicação, Hélio Costa, e o Ministro do Desenvolvimento, Luiz Furlan, ao Japão.

Junho: O Ministro do Interior e Comunicações, Heizo Takenaka, esteve presente na assinatura, por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do decreto adotando a tecnologia japonesa como base para o Sistema Brasileiro de TV Digital.

Julho: Reunião, Em Tóquio, do “Conselho Brasil-Japão para o Século XXI” que foi acertado na Reunião de Cúpula Japão-Brasil, realizada em 2005.

 

2007

Agosto: Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Taro Aso, ao Brasil.

 

2008

Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.

Janeiro a fevereiro: Visita do presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arlindo Chinaglia, ao Japão como o primeiro dignitário brasileiro a ir ao Japão no ano do centenário.

Março: Visita do Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ao Japão.

Abril: Em Tóquio, foi realizada a Cerimônia do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil com a presença do Casal Imperial, do Príncipe Herdeiro, do Primeiro Ministro Fukuda, e da Chefe da Casa Civil do Brasil, Dilma Roussef.

Junho: Visita do Príncipe Herdeiro Naruhito ao Brasil.

Julho: Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Hokkaido (Participação na “Cúpula do G8 + G5” e encontro com o Primeiro Ministro Fukuda).

Agosto: Visita do Governador do Estado de São Paulo, José Serra, ao Japão.

 

2009

Maio: Visita do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ao Japão.

 

2010

Maio: Visita do Ex-Primeiro Ministro Taro Aso ao Brasil.

Julho: Visita do Ministro de Meio Ambiente, Sakihito Ozawa, ao Brasil.

 

2011

Janeiro: Visita de Taro Aso, como Embaixador Especial, ao Brasil (Participou das cerimônias de posse da Presidente Dilma Roussef).

Junho: Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Takeaki Matsumoto ao Brasil. Assinatura de dois empréstimos em ienes (Sistema de Ônibus da região metropolitana de Belém e Projeto de Redução de Perdas de Água no estado de São Paulo) junto com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio de Aguiar Patriota.

Novembro: O Embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, e o Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, Embaixador Eduardo Gradilone, assinaram o “Memorando entre o Governo do Japão e a República Federativa do Brasil sobre a facilitação de emissão de vistos com múltiplas entradas para fins de negócios” (Memorando de visto comercial entre Japão e Brasil).

Dezembro: O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Toshiyuki Kato, e o Embaixador do Brasil no Japão, Marcos Bezerra Abott Galvão, trocaram notas diplomáticas para o processo do “Acordo entre o Governo do Japão e a República Federativa do Brasil sobre a Previdência Social” (Acordo Previdenciário entre o Japão e o Brasil).

 

2012

Fevereiro: Visita do Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Toshiyuki Kato, ao Brasil.

Maio: Visita do Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, ao Japão.

Junho: Visita ao Japão da 39ª Missão Econômica e de Amizade Brasil-Japão. Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Koichiro Gemba, ao Brasil. Participação na Conferência Rio+20.

Setembro: O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Koichiro Gemba, participou do Encontro Ministerial dos países do G-4 (Japão, Brasil, Alemanha e Índia) para conversar a respeito da reforma do Conselho de Segurança da ONU.

Novembro: Visita do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, ao Japão.

 

2013

Abri: Visita do Vice-Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Kenya Akiba, ao Brasil. Visita do Vice-Ministro de Negócios Estrangeiros, Kenta Wakabayashi, ao Brasil.

Maio: Visita do Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Toshimitsu Motegi, ao Brasil. Com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, assinou a criação da Comissão Mista Japão-Brasil de Comércio, Investimento e Cooperação Industrial. Participou da cerimônia de lançamento do “Projeto Plataforma” em apoio a pequenas e médias empresas que se desenvolvem no exterior.

Junho: Visita do Vice-Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, Hideki Niwa, ao Brasil.

Julho: Visita do Ministro de Assuntos Internos e das Comunicações, Yoshitaka Shindo, ao Brasil.

Setembro: Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Fumio Kishida, ao Brasil. Com o Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, assinou a Nota referente à isenção de requisitos de emissão de visto para passaportes diplomáticos e oficiais.

 

2014

Janeiro: O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Fumio Kishida, e o Embaixador do Brasil em Tóquio, André Aranha Corrêa do Lago, assinaram o tratado bilateral de transferência de pessoas condenadas.

Maio: Visita da Vice-Ministra da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Midori Matsushima, ao Brasil.

Junho: Visita da Princesa Takamado ao Brasil. Assistiu à partida de futebol da seleção japonesa durante a Copa do Mundo FIFA realizada no Brasil.

Julho a agosto: Visita do Primeiro-Ministro Shinzo Abe ao Brasil. Foi a primeira visita de um primeiro ministro japonês ao Brasil (Brasília e São Paulo) depois de uma década. Reunião de Cúpula Japão-Brasil com a Presidente Dilma Rousseff.

Agosto: Visita do Vice-Ministro Parlamentar de Defesa do Japão, Minoru Kihara, ao Brasil.

Dezembro: Realização do “1º Diálogo Japão-Brasil sobre Agricultura e Gêneros Alimentícios” em São Paulo.

 

2015

Ano de celebração dos 120 anos do aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil.

 

 

Fonte: (Embaixado do Japão no Brasil - Em http://www.br.emb-japan.go.jp - Acesso em 07/08/2015)

bottom of page